quarta-feira, 19 de outubro de 2011
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Benefícios da água, mitos e verdades
Fonte de vida, oferece-nos saúde e beleza.
Ajuda a emagrecer, ajuda o nosso organismo a funcionar e faz maravilhas pela nossa pele! Dá energia e harmonia ao nosso corpo…
A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente). Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, estrias, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!
Se for daquelas pessoas que bebe pouca água durante o dia, ou mesmo nenhuma, analise-se a si mesmo: a sua pele está seca e os seus cabelos muito fracos? Tem problemas intestinais (constipação) ou sofre de outros problemas mais graves como cálculos renais ou hipertensão? Quer mudar estes problemas? A resposta é simples: Tem de beber água!
Ajuda a combater doenças como:
* Cancro
Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.
* Infecções
Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
*Gengivites e outras doenças da boca
A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.
A água ajuda a emagrecer?
Regula o metabolismo das gorduras.Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorrecto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.
Todos os alimentos ricos em água como as frutas, legumes e verduras, ajudam no funcionamento dos rins, que acabam com líquidos retidos no corpo com mais eficiência. Vale lembrar, também, que as hortaliças e frutas possuem fibras que ajudam na digestão e assim, há um gasto calórico maior. A água pode ser a sua grande aliada, se tomada e ingerida correctamente.
Dá volume e saciedade
O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). Assim, a ingestão de água ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a “fome”.
Evita a retenção de líquidos
Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.
Como saber que quantidade tomar?
Varia de pessoa para pessoa em função da idade, do sexo, da actividade, do estado de saúde, da alimentação e até mesmo do clima. Por isso, a forma mais prática de sabermos se ingerimos a água de que necessitamos (não só no seu estado puro, mas também através dos alimentos) consiste em observar a cor e o cheiro da urina (que deve ser clara e inodora) e a frequência com que vamos à casa de banho urinar, que deve ser, no mínimo, quatro vezes por dia.
Se bebermos mais do que necessitamos, o organismo fará automaticamente o seu equilíbrio interno, eliminando a água em excesso pela urina. De nada adianta bebê-la em excesso.
A água pode engordar?
Não. A água simples não tem qualquer caloria por isso não engorda!
Engorda beber água durante as refeições?
Não, mas pode fazer com que….
Os líquidos durante a refeição atrasam o processo digestivo, assim como podem causar gases e flatulência.
Como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de “vazio” o que leva muitas vezes a termos fome passado pouco tempo da refeição, um factor que pode leva-la a aumentar de peso. Procure beber água fora das refeições para que tal não aconteça, de preferência 30 m antes e depois das refeições.
Combinação de Água e fibras elimina toxinas
Quando o intestino não funciona correctamente, o nosso organismo vai dando sinais de que algo está mal, a começar pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação do bolo fecal, activando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas.
Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso.
Beber água em jejum emagrece?
Não! A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura.
Agora se começar o dia com um copo de água morna com limão aí sim será uma ajuda. Beba pelo menos litro e meio de água natural, fora das refeições
Fonte:http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/beneficios-agua-mitos-verdades.html
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Mude seus hábitos para evitar o envelhecimento
Selecionamos cinco hábitos bem comuns e que aceleram o envelhecimento da pele. Veja, evite e mude:
1) Fumar: o cigarro diminui a oxigenação da pele, por isso o habito de fumar deixa a pele grossa e amarelada, sem viço e opaca.
Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. Já reparou como pessoas que fumam há anos têm rugas ao redor dos lábios?
2) Beber pouca água: a desidratação deixa a pele flácida e sem viço. Beber água também favorece a eliminação de toxinas. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
3) Esquecer o protetor solar: essa é clássica! O excesso de exposição solar sem proteção é a principal causa do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Sol sem protetor gera manchas, sardas, flacidez, pele áspera e aumento das rugas. O protetor solar deve ser usado diariamente, o fator nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos.
4) Comer de forma desequilibrada: sabia que comer direito livra você dos radicais livres e melhora sua pele? Uma dieta equilibrada deve ser rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças. Outros alimentos que não podem faltar são os ricos em vitamina C como laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate; vitamina E como amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo e vegetais folhosos; vitamina A como cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão; e bioflavonoides, substância presente em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.
5) Dormir mal: essa todo mundo concorda, né? É só se olhar no espelho após uma noite sem dormir direito. As olheiras são o primeiro sinal e com o passar de períodos sem sono de qualidade a pele perde o viço. Existe uma explicação científica para isso: durante o sono produzimos hormônios "rejuvenescedores", eles são calmantes e reparadores.
Por:
Larissa Alvarez
Site de pesquisa: http://cyberdiet.terra.com.br
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Unhas bonitas e saudáveis
Para se ter unhas bonitas e saudáveis, pode ser simples, desde que sejam seguidos a risca alguns cuidados básicos. Dentre eles reunimos os principais, os quais serão apresentados abaixo:
Tempo de Retirada do Esmalte: Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o esmalte começa a descascar é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Antes de passar o esmalte, use uma base fortalecedora.
Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Estes produtos, quando usados em excesso, ressecam as unhas que se tornam frágeis e quebradiças. É recomendado a utilização do removedor de esmaltes, pois geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.
Limpeza: Limpar a parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.
Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. O correto é amolecê-la, empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.
Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas.
Cuidado com instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula, alicates, limas) limpos e se possível desinfetados. Se você vai a manicure, verifique se ela desinfeta o material após cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto, ou seja, você até poderá utilizá-lo, porém haverá alterações na textura, além de descascar mais rápido.
Para o esmalte durar mais tempo: A dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidinho. Já para evitar as bolhas, faça as unhas em um local arejado, em uma temperatura confortável. Evite sol ou vento demais, pois são as variações de temperatura que levam a produção por água abaixo.
Para o esmalte secar mais rápido: Evite o excesso de esmalte, limpando bem o pincel na borda do vidro antes de aplicá-lo nas unhas. Mergulhar as mãos em um pote com água bem gelada, ou usar um óleo secante logo depois de pintar.
Efeitos e colorações: Para tornar a sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais da unha. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo. Muitas pessoas tem dúvidas se a coloração utilizadas nas mãos tem que ser as mesmas das dos pés: Isto depende do estilo de cada um! Se você não é das mais ousadas, opte por colorir a mão e deixar o pé bem discreto, ou vice-versa.
Para fortalecer as unhas: As unhas fracas e quebradiças são causadas, geralmente, por falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, desta forma procure equilibrar a sua dieta alimentar. Além disso, deve-se aplicar diariamente um creme hidratante, massageando as suas unhas com movimentos circulares. Sempre que possível deixe as suas mãos e unhas submersas por 30 minutos em azeite morno. Prefira os esmaltes que contém formol.
UNHA ENCRAVADA
A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto ocorre porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, a perfura causando dor e inflamação.
A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma espícula na ponta cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Ao crescer, a unha encrava neste local.
O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa).
TRATAMENTO
Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados.
O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, que pode então passar livremente.
Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O granuloma piogênico (carne esponjosa), quando ocorre, deve ser cauterizado com substâncias químicas ou então através de eletrocoagulação. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado pelo dermatologista.
TRATAMENTO DE MICOSE DE UNHA
O tratamento de uma micose de unha é geralmente demorado e necessita, juntamente com um bom medicamento, de sua colaboração ativa e persistente. O tratamento pode ser feito com comprimidos decompostos antimicóticos ou antifúngicos, e/ou mediante apicação de um esmalte com composto antifúngico. Caso seu médico opte pelo tratamento com esmalte, atente para estas orientações ao tratamento de micose de unha. Estas informações são importantes sobre como usar esmaltes terapêuticos.
O crescimento de uma nova unha geralmente requer um longo tempo. Portanto tenha paciência, mesmo que decorridas algumas semanas de tratamento, e você não tenha observado nenhuma melhora aparente. Uma unha normal e sadia, cresce cerca de 2mm por mês. Para que a sua unha doente possa recuperar-se integralmente, é preciso que você faça uso de esmalte terapêutico para unhas, com frequência constante e regular, conforme indicado pelo seu médico.
Além disso, devem haver os seguintes cuidados:
● Antes da primeira aplicação do esmalte terapêutico, recomenda-se cortar a unha o mais rente possível, com alicate ou tesoura apropriada;
● Com uma lixa grossa, lixar a unha o máximo possível até atingir a sua parte boa e sadia. O restante da unha ficará então mais fino. As lixas utilizadas nas unhas afetadas não devem ser utilizadas em unhas sadias;
● Aplique, em seguida, uma fina camada do esmalte terapêutico sobre a unha doente, sendo suficiente uma ou duas pinceladas. Forma-se então uma fina camada de esmalte sobre a superfície da unha com micose. Para eliminar a micose é suficiente uma camada homogênea do esmalte, que não precisa ser grossa nem muito brilhante.
● Uma vez por semana toda a camada de esmalte deverá ser retirada das unhas com micose, usando-se lencinho umidecido com alcool que acompanha o frasco ou com algodão embebido em removedor de esmalte. Após limpar a unha deve-se remover da mesma, através de lixamento, todo o material estranho depositado em sua superfície. Quando houver borragem ou descascamento da camada de esmalte na superfície da unha, é suficiente renovar o local com uma passagem de pincel com esmalte terapêutico para unhas.
A mulher preocupada com sua estética não precisa deixar de usar o esmalte cosmético para unhas de sua preferência durante o tratamento com esmalte terapêutico. Após secagem da camada do esmalte terapêutico espalhado sobre a unha com micose, conforme orientado acima, esta camada poderá ser recoberta por outra, superposta, do esmalte cosmético, sem perda do efeito terapêutico da medicação.
Site de pesquisa: :: Portal dos Cabeleireiros ::
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
5 Refeições para prolongar a juventude

O cardápio é um importante aliado no combate ao envelhecimento. Embora a comida não constitua, claro, uma fórmula para a juventude eterna, o consumo regular de certos alimentos é capaz de prevenir muitos problemas que costumam surgir com o avanço da idade.
Esse poder medicinal se manifesta principalmente graças às substâncias antioxidantes da comida, que reduzem a presença no organismo dos radicais livres – elementos produzidos pelo próprio corpo e que, em excesso, são responsáveis por criar um quadro propício a doenças e ao envelhecimento precoce. "Sem os antioxidantes, enfrentar qualquer agente nocivo à saúde é um trabalho mais difícil”, diz a nutricionista Camila Diniz, de São Paulo.
Alguns dos antioxidantes, aliás, são vitaminas conhecidas, como as A, C e E. Outros têm nomes esquisitos para a maior parte do público, mas mesmo que você jamais os tenha escutado, são igualmente essenciais. É o caso do licopeno (presente no tomate e na melancia, por exemplo) e dos flavonóides (vinho, amora e suco de uva, entre outros).
Para quem quiser adotar um cardápio mais saudável, que ajude na redução dos radicais livres, apresentamos cinco refeições ricas em antioxidantes e fáceis de preparar, com base nas informações da nutricionista. Sempre lembrando que, para incrementar os efeitos positivos dos alimentos, praticar exercícios físicos, aliviar o estresse e reduzir o hábito – ou parar completamente de fumar – são outras atitudes muito importantes.
Salada de agrião com grãos de soja ao vinagrete e cenoura ralada: além de ser rico em vitamina A e C, o agrião ajuda no combate ao câncer e previne a perda de memória. Segundo Camila, a soja é rica em isoflavonas, um antioxidante que atua na redução da perda óssea que ocorre de maneira natural, com o tempo, sobretudo nas mulheres. "A cenoura, por sua vez, é rica em carotenoides, que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos”, ressalta.
Salada de rúcula com tomate e nozes: as folhas de rúcula fortalecem a gengiva e são ricas em vitamina C e minerais, como o cálcio e o ferro. Nessa salada, seu gosto levemente amargo é quebrado pelo tomate, que contém boa quantidade de licopeno "É uma substância que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e previne o desenvolvimento do câncer de próstata”, afirma a nutricionista.
Espalhar algumas nozes no prato enriquece a mistura também com vitamina E, substância que retarda o envelhecimento das células, auxilia na formação do sangue e no fortalecimento do sistema imunológico, que vai se tornando mais frágil com a idade.
Filé de atum ao molho de gengibre e couve de bruxelas: o atum é uma das principais fontes de ômega-3, uma gordura que nas proporções recomendadas faz bem ao organismo, evitando o depósito de gordura ruim nas artérias, diminuindo os níveis de colesterol e melhorando o desempenho em atividades que exijam concentração e boa memória. A couve de Bruxelas, por sua vez, é rica em vitaminas A e C, além de ser uma das hortaliças que mais contêm ferro e cálcio.
O gengibre, além de ser ótimo digestivo, contém substâncias antiinflamatórias e antioxidantes.
Frango assado ao alho, aspargos frescos e batata corada ao alecrim: de acordo com Camila, o alho possui compostos organosulfurados. O nome é difícil de pronunciar, mas os benefícios grandes. "É que o alimento previne diversos tipos de câncer e protege os vasos sanguíneos”, explica.
A batata é rica em vitamina B1, que ajuda no funcionamento saudável do coração, assim como algumas substâncias presentes no alecrim. Os aspargos têm vitamina A e um elemento chamado glutationa, que é antioxidante e previne o surgimento de tumores.
Vitamina Antienvelhecimento: no café da manhã ou no lanche da tarde, você pode usar seu liquidificador como uma ferramenta importante para prolongar a juventude. Camila recomenda uma vitamina com suco de uva integral orgânico, maçã, banana nanica, farinha de linhaça dourada e flocos de aveia. "O suco de uva contém o antioxidante resveratrol, que previne doenças cardiovasculares”, exemplifica.
A nutricionista acrescenta ainda que a aveia contribui na redução do colesterol e a farinha de linhaça, além de conter ômega-3, ajuda no declínio do nível de triglicerídeos do sangue, prevenindo futuras doenças também.
Fonte: Alimentação Terra
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Alimentos para uma boa memória
Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória:
Gema de ovo – Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.
Peixes - Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.
Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.
Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.
Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados
Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.
Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.
Outras recomendações:
- Aleitamento materno, quando possível até os dois anos de idade;
- Procure alimentar-se a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro;
- Pratique exercícios físicos regularmente, faz bem para o corpo e para a mente;
- Não esqueça do lazer, separe um tempo para você e faça atividades que te proporcionam prazer e bem-estar.
- Faça atividades que estimulem o raciocínio como palavras cruzadas e outros jogos.
Siga nossas dicas e recomendações e ative sua memória!
Fonte:
ARAÚJO, R. S. Q. Memória: Abordagem Nutricional. Revista Nutrição Saúde & Performance, edição 34, 2007.
CARDOSO, L. Nutrindo o Cérebro. Revista Nutrição em Pauta, edição Março/Abril, 2003.
Gema de ovo – Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.
Peixes - Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.
Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.
Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.
Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados
Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.
Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.
Outras recomendações:
- Aleitamento materno, quando possível até os dois anos de idade;
- Procure alimentar-se a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro;
- Pratique exercícios físicos regularmente, faz bem para o corpo e para a mente;
- Não esqueça do lazer, separe um tempo para você e faça atividades que te proporcionam prazer e bem-estar.
- Faça atividades que estimulem o raciocínio como palavras cruzadas e outros jogos.
Siga nossas dicas e recomendações e ative sua memória!
Fonte:
ARAÚJO, R. S. Q. Memória: Abordagem Nutricional. Revista Nutrição Saúde & Performance, edição 34, 2007.
CARDOSO, L. Nutrindo o Cérebro. Revista Nutrição em Pauta, edição Março/Abril, 2003.
Assinar:
Postagens (Atom)





