A Primária é também chamada de hipertensão essencial e corresponde a 90% dos casos. Caracteriza-se por não haver causa conhecida.
A Secundária corresponde aos 10% restantes, e é provocada por doenças renais, problemas na artéria aorta, tumores, algumas doenças endocrinológicas, contraceptivos orais e outras causas.
Pessoas com mais de 60 anos podem apresentar hipertensão sistólica isolada, ou seja, quando a pressão sistólica (o primeiro número) é alta e a pressão diastólica (o segundo número) é normal. Pode causar derrame e ataque cardíaco.
A hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardio-vasculares como insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, derrame e infarto do miocárdio. É uma doença conhecida como silenciosa e na maioria dos casos não apresenta sintomas. Somente quando a pressão arterial está muito alta é que a pessoa pode sentir dor de cabeça e cansaço. Dependendo da causa, algumas vezes a hipertensão pode apresentar os seguintes sintomas:
- Palpitação
- Ansiedade
- Fraqueza
- Náuseas
- Vômitos
- Diminuição da menstruação
A pressão normal de um adulto é, em média, 12 por 8. Com um exame de pressão, que leva apenas alguns minutos, o médico toma duas medidas:
- Sistólica: valor maior, quando o coração bate.
- Diastólica: valor menor, quando o coração relaxa.
Se necessário, o médico deve pedir exames complementares, como eletrocardiograma e ecocardiograma.
Se confirmada a hipertensão, somente um médico pode indicar o tratamento mais adequado para o problema, dependendo da causa. Freqüentemente a pressão alta é um problema crônico. Contudo, mudanças de hábito, incluindo redução na quantidade de sal e alimentação saudável, exercícios regulares e controle do peso, podem contribuir para mantê-la sob controle. O médico também pode receitar medicamentos como diuréticos, beta-bloqueadores e outros.
A hiperetensão é um fator de risco para muitas doenças do coração. Uma pessoa hipertensa tem uma possibilidade maior de ter problemas nas artérias coronárias, insuficiência cardíaca congestiva e derrame. Como o problema é comum, todas as pessoas devem medir a pressão pelo menos uma vez ao ano.
COMO PREVENIR
- Controlar o peso
- Comer frutas e verduras para obter maior quantidade de potássio
- Fazer exercícios físicos regularmente
- Evitar alimentos gordurosos
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Não fumar
- Colocar pouco sal nos alimentos