quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
7 atitudes para ter mais energia
Quando ficamos bem dispostas, nos sentimos mais felizes e de bem com a vida. Para manter o pique, basta incorporar hábitos saudáveis e prazerosos ao seu dia. Acredite: eles aumentam, e muito, a sua energia!
1- Tenha uma noite de rainha
Durante o sono, produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência deixa o corpo sem ânimo e a memória fraca. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para ter energia durante o dia. Se você tem dificuldade para dormir, embale seus sonhos em um ambiente calmo, com temperatura amena e pouca luz. E atenção: nem todas as pessoas têm necessidade de dormir oito horas por dia. Você saberá que descansou o suficiente ao passar o dia inteiro sem sentir sono ou acordar sem necessidade do despertador.
2- Fracione suas refeições
Adotar seis refeições diárias faz com que o corpo trabalhe em ordem e mantenha o metabolismo no mesmo ritmo. Por outro lado, ficar por mais de três horas sem se alimentar provoca a queda da taxa de açúcar no sangue, o que causa tonturas, cansaço e desânimo. Para evitar o problema, faça lanches entre as refeições principais, comendo frutas e iogurtes.
3- Invista no cardápio energético
Os carboidratos são a principal fonte de energia utilizada pelo corpo e a única fonte para o cérebro; por isso, deve ter presença garantida na alimentação. Mas o tipo de carboidrato também é importante, assim, deve-se dar preferência para os integrais, pois oferecem mais fibras e vitaminas do complexo B. Também vale a pena consumir alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão e truta, já que estimulam a produção do bom colesterol e facilitam o trabalho dos neurotransmissores – responsáveis pela condução de prazer e euforia para o cérebro.
4- Pense positivo
Remoer um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho. Afinal, quando nos entregamos a um pensamento negativo, canalizamos toda nossa energia em busca de uma solução. Nessa hora, pare e pense: “Esse problema realmente existe? É tão grave assim?” Um bom exercício para evitar o desgaste com ideias ruins é aprender a pensar positivamente. Escolha três afirmações de alto-astral e repita-as sempre que se sentir desanimada e triste.
5- Pratique meditação
Ela ajuda a relaxar profundamente e traz clareza para compreender os fatos da vida. Com isso, temos tranquilidade para tomar as decisões no dia a dia, além de evitar o estresse e a ansiedade que roubam a nossa energia.
6- Mexa-se
Exercício não desgasta, pelo contrário: promove saúde e vitalidade. Isso porque ao trabalharmos os músculos aceleramos o ritmo do coração, da respiração, do metabolismo, enfim, todo o corpo entra em ação. Os benefícios? Melhora no humor e muito mais disposição!
7- Tome banhos energéticos
Na banheira: coloque sabonete líquido para fazer espuma e acrescente 20 gotas de essência de menta, erva-doce ou gengibre. Encha de água na temperatura de aproximadamente 34 graus.
No chuveiro: ferva cinco litros de água e pingue dez gotas de essência de menta, erva-doce ou gengibre. Acrescente mais cinco litros de água fria, misture e jogue no corpo, bem devagar, para sentir a sensação de frescor.
Fonte:http://www.sadia.com.br/vida-saudavel
1- Tenha uma noite de rainha
Durante o sono, produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência deixa o corpo sem ânimo e a memória fraca. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para ter energia durante o dia. Se você tem dificuldade para dormir, embale seus sonhos em um ambiente calmo, com temperatura amena e pouca luz. E atenção: nem todas as pessoas têm necessidade de dormir oito horas por dia. Você saberá que descansou o suficiente ao passar o dia inteiro sem sentir sono ou acordar sem necessidade do despertador.
2- Fracione suas refeições
Adotar seis refeições diárias faz com que o corpo trabalhe em ordem e mantenha o metabolismo no mesmo ritmo. Por outro lado, ficar por mais de três horas sem se alimentar provoca a queda da taxa de açúcar no sangue, o que causa tonturas, cansaço e desânimo. Para evitar o problema, faça lanches entre as refeições principais, comendo frutas e iogurtes.
3- Invista no cardápio energético
Os carboidratos são a principal fonte de energia utilizada pelo corpo e a única fonte para o cérebro; por isso, deve ter presença garantida na alimentação. Mas o tipo de carboidrato também é importante, assim, deve-se dar preferência para os integrais, pois oferecem mais fibras e vitaminas do complexo B. Também vale a pena consumir alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão e truta, já que estimulam a produção do bom colesterol e facilitam o trabalho dos neurotransmissores – responsáveis pela condução de prazer e euforia para o cérebro.
4- Pense positivo
Remoer um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho. Afinal, quando nos entregamos a um pensamento negativo, canalizamos toda nossa energia em busca de uma solução. Nessa hora, pare e pense: “Esse problema realmente existe? É tão grave assim?” Um bom exercício para evitar o desgaste com ideias ruins é aprender a pensar positivamente. Escolha três afirmações de alto-astral e repita-as sempre que se sentir desanimada e triste.
5- Pratique meditação
Ela ajuda a relaxar profundamente e traz clareza para compreender os fatos da vida. Com isso, temos tranquilidade para tomar as decisões no dia a dia, além de evitar o estresse e a ansiedade que roubam a nossa energia.
6- Mexa-se
Exercício não desgasta, pelo contrário: promove saúde e vitalidade. Isso porque ao trabalharmos os músculos aceleramos o ritmo do coração, da respiração, do metabolismo, enfim, todo o corpo entra em ação. Os benefícios? Melhora no humor e muito mais disposição!
7- Tome banhos energéticos
Na banheira: coloque sabonete líquido para fazer espuma e acrescente 20 gotas de essência de menta, erva-doce ou gengibre. Encha de água na temperatura de aproximadamente 34 graus.
No chuveiro: ferva cinco litros de água e pingue dez gotas de essência de menta, erva-doce ou gengibre. Acrescente mais cinco litros de água fria, misture e jogue no corpo, bem devagar, para sentir a sensação de frescor.
Fonte:http://www.sadia.com.br/vida-saudavel
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Natal e Ano Novo, o que fazer para não engordar?
Chegou as festas do final de ano, e com elas as comilanças. Quem não espera por esse momento… panetones, chester, perú, leitoa, carneiro, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas. Mas é nessa época que muita gente recupara o peso que demorou mais de dois meses para conseguir perder. Depois que passam as festas começa toda a batalha novamente. Será que esse é o caminho correto? Com certeza não.
Para começar precisamos pensar que a comilança do Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura. Não dá para fazer como algumas pessoas radicais fazem de deixar de comer na ceia só porque querem perder peso. Isso está totalmente errado. A frustação leva a compensar em algum outro momento. Ou seja, você deixa de comer na ceia e na primeira oportunidade vai comer muita quantidade de qualquer outro alimento. Lembre-se que não é a ceia de Natal que tem que mudar e sim você mudar o seu comportamento na hora de comê-la. Segue algumas dicas para você conseguir isso.
- Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembrem-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
- Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.
- Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso.
- Cuidado com a bebida alcóolica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram.
- Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
- Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
- Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro.
- Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia.
- No dia da ceia e do almoço do Natal ou ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física.
Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá manter o peso durante a época de festas. Boa sorte e Boas Festas!
Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Kangoo Jumps queima calorias e destrói a celulite
Um novo método promete eliminar as celulites presente no corpo das mulheres. Trata-se do Kangoo Jumps, que trabalha o sistema linfático, reduzindo visivelmente os furinhos que atormentam e colocam a beleza do corpo à prova. O aparelho é uma espécie de bota que possui um sistema de amortecimento na hora dos exercícios físicos, favorecendo a circulação da linfa em nosso corpo e reduzindo a celulite de maneira rápida e eficaz.
De acordo com a professora Verônica Almeida, da Academia Estação Saúde, o aparelho é fácil de usar. Ela afirma que o único segredo é manter o corpo alinhado e que, logo no primeiro dia de uso, já é possível se equilibrar sem dificuldade. A cada passo dado, o arco cede, e diminue 87% do impacto do peso sobre as articulações.
O bom do aparelho está no trabalho que ele exerce diante do sistema linfático, já que a má circulação da linfa é a principal causadora das celulites. "A linfa é um líquido que circula entre nossas células e carrega as toxinas e resíduos para fora de nosso organismo, mantendo-o saudável. Se este líquido não for bombeado devidamente, ele cristaliza e forma a celulite. Exercícios de amortecimento e impulsão, como o Kangoo Jumps, têm mostrado ser a maneira mais eficiente de auxiliar nessa circulação."
Quem tem lesões ou problema no joelho também pode fazer o exercício, pois o mesmo ajuda na prevenção e no tratamento. O Kangoo Jumps começou como um tratamento pós-cirúrgico visando à recuperação e prevenção de lesões.
Pois bem, se você está pretendendo entrar em forma rápido e tonificar pernas, glúteos e abdômen, inscreva-se já na Estação Saúde para fazer o Kangoo Jumps. A Academia Estação Saúde, sempre antenada no mundo do fitness, trouxe a novidade para a cidade e os alunos que a praticam têm tido bons resultados. O Kangoo Jumps é uma aula fácil, intensa e divertida!
Quer provar? Ligue: 3719-6000. Mais informações: www.estacaosaudepe.com.br e www.estacaosaudepe.blogspot.com.br
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Exercício deve ser "parte padrão do tratamento do câncer '
Todos os pacientes recebendo tratamento contra o câncer devem ser aconselhadas a fazer duas horas e meia de exercício físico por semana, diz um relatório da Macmillan Cancer Support.
Sendo avisado para descansar e ter calma após o tratamento é uma visão ultrapassada, a caridade, diz.
A pesquisa mostra que o exercício pode reduzir o risco de morrer de câncer e minimizar os efeitos colaterais do tratamento.
O Departamento de Saúde diz que iniciativas locais podem levar as pessoas em movimento.
Relatório Macmillan, Mova Mais , diz que dos dois milhões de sobreviventes de câncer no Reino Unido, cerca de 1,6 milhões não são fisicamente ativos o suficiente.
Pacientes com câncer do adulto e sobreviventes do câncer devem realizar 150 minutos de atividade física moderada por semana, os relatórios diz, que é o que o Departamento de Saúde diretrizes recomendam.
No relatório, o American College of Sports Medicine recomenda também que o exercício é segura durante e após a maioria dos tipos de tratamento do câncer e diz que os sobreviventes devem evitar inatividade.
Continue lendo a história principal
"Start Citação
Ele não precisa ser nada muito extenuante, fazendo a jardinagem, indo para uma caminhada rápida ou um mergulho, todos contam "
Ciaran Devane Macmillan Cancer Support
Ficar ativo, diz o relatório, pode ajudar as pessoas a superar os efeitos do câncer e seus tratamentos, tais como cansaço e ganho de peso.
"A revisão das evidências mostra que o exercício físico não aumenta a fadiga durante o tratamento, e podem de fato aumentar a energia após o tratamento."
"Ele também pode diminuir suas chances de ter doenças cardíacas e osteoporose.
"Além disso, fazendo os níveis recomendados de atividade física pode reduzir a chance de morrer da doença. Ele também pode ajudar a reduzir o risco de o câncer voltar."
Pesquisas anteriores mostra que o exercício para os níveis recomendados pode reduzir o risco de câncer de mama recorrente em 40%. Para câncer de próstata o risco de morrer da doença é reduzida em até 30%.
Pacientes com risco de câncer de intestino "de morrer da doença pode ser cortado em cerca de 50%, fazendo cerca de seis horas de atividade física moderada por semana.
Ciaran Devane, executivo-chefe da Macmillan Cancer Support, disse que a atividade física era muito importante para a sobrevivência eo processo de recuperação.
Correr mulher Manter-se ativo após o tratamento para o câncer é hoje recomendado por especialistas em câncer
"Os pacientes com câncer ficaria chocado se eles soubessem o quanto de uma atividade física benefício poderia ter sobre a sua recuperação e saúde a longo prazo, em alguns casos, reduzindo suas chances de ter que passar pela provação grueling do tratamento tudo de novo.
"Não precisa ser nada muito extenuante, fazendo a jardinagem, indo para uma caminhada rápida ou um mergulho, todos contam."
Tradicionalmente pacientes com câncer foram orientados a descansar depois de seu tratamento de câncer, mas o relatório diz que essa abordagem poderia colocar em risco pacientes com câncer.
Jane Maher, diretor médico da Macmillan Cancer Support e oncologista clínico líder disse: "O conselho que eu teria dado anteriormente a um de meus pacientes teria sido a 'pegar leve'.
"Isso agora mudou significativamente por causa do reconhecimento de que o exercício físico se fosse uma droga, seria acertar as manchetes."
Martin Ledwick, enfermeira-chefe de informação do Cancer Research UK, foi um pouco mais cauteloso.
"Qualquer coisa que melhore o bem-estar e reduz os efeitos colaterais do tratamento de sobreviventes de câncer tem que ser uma coisa boa.
"Mas a evidência que o exercício tem um impacto sobre a sobrevivência não é conclusivo. É importante lembrar que não há dois pacientes com câncer são os mesmos, para que os programas de reabilitação que incluam atividade física terão de ser adaptados a cada pessoa."
Um porta-voz do Departamento de Saúde disse que é vital que as pessoas com câncer recebem o apoio para levar uma vida ativa.
"A atividade física e um estilo de vida saudável pode impactar de forma muito positiva sobre os resultados do câncer e, como parte da Iniciativa Nacional do Câncer de sobrevivência, estamos trabalhando com Macmillan para integrar serviços de atividade física em locais de câncer piloto cuidado.
"Iniciativas locais, como levou Vamos começar também estão bem colocadas para os pacientes de câncer de Orientação à comunidade oportunidades baseadas na atividade física."
Fonte:http://
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
A Avaliação Física e sua importância
A Avaliação Física é um importante processo no treinamento esportivo ou ainda, na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética. Através dela, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros). Além disso, poderá, ainda, avaliar a maior necessidade do individuo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumentar o VO2máx, reduzir peso ou ainda reduzir percentual de gordura.
A Avaliação Física também auxilia o profissional a estabelecer metas para o aluno a partir da identificação dos déficits apresentados, seja para melhorar o VO2máx, o desempenho esportivo, reduzir peso ou percentual de gordura, nunca esquecendo dos objetivos impostos (e necessários) pelo aluno.
Através da Avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual.
A Reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.
Quem executa a Avaliação Física?
A avaliação física é de competência do profissional de Educação Física e não do Fisioterapeuta, como em muitos estabelecimentos. Esses, além do Fisioterapeuta, poderão ser autuados como infratores segundo a lei nº. 9696/98, do Conselho Federal de Educação Física.
Será competência do Fisioterapeuta apenas a Avaliação FISIOTERAPÊUTICA, como na lei nº. 8856/94, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Quais os itens de uma Avaliação Física?
Os principais são:
- Anamnese (entrevista)
- Altura
- Peso
- Índice de Massa Corpórea
- Relação Cintura x Quadril
- Percentual de Gordura
- Percentual de Massa Magra
- Circunferências
- Teste ergométrico
Devem ser levados em consideração também os para uso fisioterapêuitco:
- Avaliação Postural
- Encurtamentos Musculares
- Diâmetro ósseo
- Dores articulares
Quais os materiais utilizados na Avaliação Física?
- Esteira e/ou bicicleta
- Adipômetro Clínico
- Frequencímetro
- Estetoscópio
- Esfigmomanômetro
- Balança
- Trena
- Banco de Wells
- Maca
Dicas
- Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda previne problemas com sua saúde.
- Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está na freqüência cardíaca certa para atingir seu objetivo.
- Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante o exercício, bem como prescrevê-lo.
Fonte: www.corpoperfeito.com.br/Artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=103
JOÃO PAULO CALENZANI
Formado em Educação Física – CREF-012076-G/MG
A Avaliação Física também auxilia o profissional a estabelecer metas para o aluno a partir da identificação dos déficits apresentados, seja para melhorar o VO2máx, o desempenho esportivo, reduzir peso ou percentual de gordura, nunca esquecendo dos objetivos impostos (e necessários) pelo aluno.
Através da Avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual.
A Reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.
Quem executa a Avaliação Física?
A avaliação física é de competência do profissional de Educação Física e não do Fisioterapeuta, como em muitos estabelecimentos. Esses, além do Fisioterapeuta, poderão ser autuados como infratores segundo a lei nº. 9696/98, do Conselho Federal de Educação Física.
Será competência do Fisioterapeuta apenas a Avaliação FISIOTERAPÊUTICA, como na lei nº. 8856/94, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Quais os itens de uma Avaliação Física?
Os principais são:
- Anamnese (entrevista)
- Altura
- Peso
- Índice de Massa Corpórea
- Relação Cintura x Quadril
- Percentual de Gordura
- Percentual de Massa Magra
- Circunferências
- Teste ergométrico
Devem ser levados em consideração também os para uso fisioterapêuitco:
- Avaliação Postural
- Encurtamentos Musculares
- Diâmetro ósseo
- Dores articulares
Quais os materiais utilizados na Avaliação Física?
- Esteira e/ou bicicleta
- Adipômetro Clínico
- Frequencímetro
- Estetoscópio
- Esfigmomanômetro
- Balança
- Trena
- Banco de Wells
- Maca
Dicas
- Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda previne problemas com sua saúde.
- Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está na freqüência cardíaca certa para atingir seu objetivo.
- Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante o exercício, bem como prescrevê-lo.
Fonte: www.corpoperfeito.com.br/Artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=103
JOÃO PAULO CALENZANI
Formado em Educação Física – CREF-012076-G/MG
Assinar:
Postagens (Atom)






